Uma bela mesa e bon appétit!

Com o final de semana chegando, sei que tem muitas pessoas, assim como eu, que amam a arte de receber amigos em casa ou preparar um jantarzinho mais formal, com uma mesa bonita! Então, que tal aprendermos como organizar uma mesa formal e uma informal? Afinal, uma mesa bonita enche muito mais os olhos e o apetite.

Eu aprendi a arte de organizar mesas muito nova. Explico: quando eu tinha meus 12, 13 anos, meus pais me inscreveram num dos inúmeros cursos que já fiz e, esse em especial, tinha aulas de etiqueta. Sim, eu aprendi todas as regras à mesa, de se portar nos diversos locais e festividades. Gente, a cartilha era bem grossinha e as aulas era muito boas e divertidas, ao contrário do que eu pressupunha!

Não, não é frescura, mas uma questão de simplificação e facilidade para usarmos os acessórios da melhor forma, não pagarmos micos e termos um mínimo de fino trato. Saber a disposição e usá-la de forma correta acaba sendo um elogio a quem lhe recebe e teve o cuidado de preparar um bela mesa aos seus convidados.

Mas vamos ao que interessa:

  • Mesa informal: não é porque vamos fazer uma mesa mais descontraída que ela não tenha suas regrinhas de disposição. Lógico, que é mais simples e permite inventarmos mais. Por exemplo, eu adoro reuniõezinhas temáticas e esse tipo de mesa permite essas brincadeiras. Além de ter um número mais restrito de peças usadas, que qualquer casa de solteiro as tem.

mesa informal almoço casual

  •  Mesa formal: cheia de pompa, ela recebe todos os acessórios de mesa, preparando a mesa diante dos convidados desde a entrada até a sobremesa e, pelo talheres dispostos, dá uma prévia do que será servido. Em alguns casos, pode-se usar um mini cardápio individual e a marcação dos lugares. E, para não errar, lembre sempre da dica básica que todos já ouviram falar: use os talheres de fora para dentro.

mesa formal completajantar à francesa

  • Mesa buffet: em algumas ocasiões, torná-se mais fácil, até por questão de espaço na mesa para todos convidados, arrumá-la para que cada um pegue seu kit de pratos e talheres. Mas algo importante é dispor todas as ferramentas de forma lógica e que facilite a vida dos convidados, para que ao passarem peguem tudo o que precisarem de forma automática e sem precisar ficar voltando na mesa porque esqueceu de algo. Ah, vale criar etiquetas de identificação diante das travessas das comidas!

Mesa de buffet
Mesa Buffet

Está diante de muitos talheres e não sabe o que fazer, deu branco? Observe! Sim, a melhor forma de aprender é observar os demais e discretamente ir seguindo os passos. Não é vergonha nenhuma não saber, até porque aqui no Brasil a minoria foi preparada para essas situações, por questões culturais mesmo!

Importante lembrar que nas mesas formais e de buffet – dependendo dos tipos de pratos – utilize sempre guardanapos de tecido ou os de papel ditos especiais, pois eles são mais requintados e duram o tempo suficiente para cobrir topo o período da refeição. E, se for colocar arranjos na mesa, cuidado com o tamanho deles, pois nada mais chato que ter que ficar desviando para poder conversar, né!

Agora que você já sabe o porquê de cada tipo de mesa e quando usá-las, chame os amigos e coloque em prática! Quem sabe não criam uma noite de “gala” e todos se divertirão com um momento diferente e descontraído.Aos marmanjos, fica a dica para fazer algo diferente e inusitado no dia dos namorados, hein?!

Imagens: Google

Beijinhos,

Logo geral

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s