Home sweet home office

Lembram quando falei sobre mudança, decoração e afins aqui. Agora que a decoração do apartamento já está bem encaminhada e faltam poucos detalhes em quase todos os ambiente, aqueles que você vai agregando aos poucos, quando acha aquelas peças realmente essenciais e especiais para o lugar, comecei a odisséia de dar vida ao meu escritório, vulgo home office!

639c88a6ce4155e03b96ef1063327cb8

O espaço que eu tenho não é muito grande, mas será só meu. A ideia inicial era fazer do quarto de visita um ambiente com dupla funcionalidade, mas acabei optando que a segunda não será o home office. Preferi usar o terceiro quarto, pois ele é um pouco isolado e me dará a sensação de um local para trabalhar e estudar realmente, sem uma cama do lado para correr quando a preguiça bater. Afinal, metade das minhas atividades profissionais, como jornalista de conteúdo, são em casa.

Andi Hatch Photography

Depois dessa decisão tomada, começou a fase de pesquisas de referências de estilo, materiais, cores e preços e cheguei a algumas conclusões e dicas que dividirei com vocês:

  • Conheça o seu espaço, seus pontos positivos e negativos, as medidas.
  • A iluminação deve ser algo muito bem pensado, pois você ficará muito tempo lendo, em frente ao computador.
  • Uma cadeira confortável e ergonométrica vale o que custa.
  • O ambiente deve ser agradável e que lhe inspire. Não adianta montar um lindo ambiente, mas que você tenha vontade de fazer tudo, menos trabalhar.
  • Por ser na sua casa, ele deve lhe ajudar a fugir das armadilhas que irão lhe distrair e fazer perder o foco.
  • Tenha espaço compatíveis com as suas necessidades de armazenamento, para manter tudo organizado. Eu tenho muitos livros, preciso de boas prateleiras, por exemplo.
  • Veja suas reais necessidades e tente saná-las para que resolva o máximo do seu trabalho naquele ambiente. No meu caso, preciso de uma arara e luz para fotografar.
  • Por mais que você goste de muitos detalhes, tente deixar o seu escritório o menos poluído possível. Crie murais.
  • Sua bancada será sua mesa, ela precisa ter o tamanho ideal para a sua atividade, não só beleza.
  • Se você atende clientes em casa, tenha um ambiente profissional e com espaço para recebê-lo bem. Melhor que recebê-los na sala.
  • Pesquisar em lojas de decoração ambientes prontos, como Tok Stok e Etna, podem ajudar. E, também, não custa nada ir em loja de móveis usados! Dá para fazer verdadeiros achados.
  • Pesquise muito, tudo! Principalmente, se não tiver condições de pagar um arquiteto. Alguns sites, como o Pinterest e de decoração, são uma mão na roda para ajudar em ideias criativas, de aproveitamento dos objetos e que podem ajudar na diminuição dos custos.
  • Nem sempre você conseguirá ter um ambiente igual ao do Pinterest (sonho de 10 entre 10), mas pode ter um melhor, dentro do seu estilo e necessidade.
  • Algumas coisas, por mais que tenham muitos tutoriais na internet, é melhor pagar um bom profissional. A economia inicial pode ser bem cara no final.

Alguns sites que sempre pesquiso, além do Pinterest e Instagram:

Algumas imagens que me inspiraram:

Imagens: Pinterest

Cenas dos próximos capítulos: que fim dará o meu home office?!

Ah, não sou profissional, só uma adoradora de design de ambientes e que sempre pesquisa muito. Portanto, são dicas que fui aprendendo e adquirindo na tentativa, erro e acerto. E espero de coração ajudar quem mais estiver nessa odisséia!

Beijinhos,

Logo geral

Anúncios

4 comentários sobre “Home sweet home office

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s