Por um mundo mais leve e sustentável

Dizem que em alguns momentos da vida precisamos parar e repensar sobre o todos os aspectos, sejam os que estamos gostando ou não. Mudar, melhorar, evoluir, adaptar. Sejam rumos profissionais, pessoais. Muitas vezes o que não estamos gostando é reflexo do que estamos transmitindo. Por isso, desde o ano passado temos revisto muitas coisas em nossa rotina aqui em casa, nosso consumo, o que pretendemos ser e ter conosco nos próximos anos. Planejar é preciso, até mesmo para os sagitarianos. E um dos pontos fortes que tenho trabalhado muito é exatamente como venho consumindo e, mais ainda, a importância da sustentabilidade na moda.

1454649_535652593192709_789886356_n

Uma das minhas metas de início de ano foi como tornar minha vida mais leve e enxuta, sem pesos e excessos, procurando ter mais qualidade de vida e conquistar os objetivos realmente importantes. Para isso, precisava começar a me livrar do que não precisava, fosse em mim ou nas minhas coisas.

Primeiro passo: descubrir o que não precisava mais.

Durante esse processo de redescobertas percebi que muito vinha me incomodando o consumo desenfreado e irresponsável cada vez mais latente em nossa sociedade, ainda mais quando falamos de uma cidade cosmopolita como São Paulo. Os nossos recursos naturais estão cada vez mais limitados, a água que bem o diga, além de estarmos sempre muito ligados ao “ter”, que se sobrepõe às questões realmente importantes na vida. Decidi que faria uma limpa no armário e diminuiria as compras, principalmente as sem necessidade. 

tumblr_mcbs4qojdd1ran7ilo1_400

A última compra supérflua aconteceu em janeiro e, de lá para cá, comprei somente o que era de extrema necessidade e não tivesse mesmo no meu armário. Quantas peças não compramos por impulso e nunca usamos? Quantas roupas repetidas ou praticamente iguais não temos? Quantas coisas não adquirimos só porque está na moda, mas não têm nada a ver como nosso estilo?

Durante esse processo fui vendo as faturas do cartão diminuirem, melhor uso do meu dinheiro e com coisas que me traziam realmente experiências válidas, redescobri o meu verdadeiro estilo e senso estético, doei e dei tudo que não usava, achei novas formas de usar as peças que tanto amo, desenterrei roupas e acessórios que nem lembrava que os tinha e assim por diante.

Sempre fui muito adepta de fazer “limpas” nos armários e passar para frente as coisas, fazer a energia se movimentar e fluir. Desapegar. Agora mais do que nunca venho adotando essa prática! Para entrar um item novo no armário, um velho precisa seguir seu caminho. Mais do que nunca escolho peças que combinem com meu estilo e de qualidade, para não ter que comprar uma nova toda hora. Não estou dizendo para não comprar, não ter aquele sapato dos sonhos, a maquiagem que tanto sonhamos, mas sermos inteligentes na hora de comprar!

Antigamente ir ao shopping e sair sem sacola era uma raridade… E olha que eles fazem parte da minha rotina. Agora os passeios pelos corredores servem de inspiração mais do que nunca, seja para reaprender a usar alguma roupa, descobrir como reformar uma peça que goste muito e aí vai.

Quando começamos a criar consciência do que vale mesmo a pena ou não, passamos a perceber o valor agregado de cada item ou atitude. E as pessoas, assim como eu, que trabalham com moda precisam entender que o consumo consciente, inteligente e sustentável é fundamental para a manutenção da indústria. As empresas mais antenadas já estão seguindo esse caminho e procurando aperfeiçoar e melhor seus processos produtivos, tendo atitudes “verdes”, incentivando a reciclagem e apoiando projetos sociais que beneficiem também as comunidades que estão alocadas.

Piles of Mutilated Hosiery, Haryana, India

A moda não precisa perder seu encanto, mas sim se tornar cada vez mais inteligente e alinhada com os rumos necessários para um mundo melhor. Afinal, em que mundo você quer viver daqui a 10, 20 anos? Que mundo deixaremos para as proximas gerações? Refletir e entender é parte importante do processo de melhoria e evolução. Portanto, se cada um fizer a sua parte, por menor que seja, todos saímos ganhando.

Então, vamos nos unir em prol de uma sociedade mais sustentável? Escolha pequenas atitudes e vá adotando na sua rotina. Aqui em casa temos escolhido as nossas e os benefícios são impressionantes! Tente e faça diferente.

tumblr_l5o3iru8Bt1qzr04eo1_500

PS: acabei me alongando hoje, mas sentia que era preciso fazer essa reflexão por aqui, inclusive isso tudo influenciará muito mais os posts que virão daqui para frente!

Imagens: Google

Beijinhos,

Logo geral

4 comentários sobre “Por um mundo mais leve e sustentável

  1. Pingback: Como definir uma imagem e um estilo? | Dê Barcelos

  2. Pingback: Look do dia: ou vai ou racha! | Dê Barcelos

  3. Pingback: Outlets dos bons em São Paulo | Dê Barcelos

  4. Pingback: Desafios: mudanças e bons hábitos | Dê Barcelos

Deixe um comentário

