Como definir uma imagem e um estilo?

Quando decidi que precisava fazer novas fotografias, para a nova fase de divulgação do site, uma das minhas grandes preocupações era a imagem que gostaria de passar, que tornasse atraente o novo layout, mas com a minha personalidade e estilo. Afinal, a minha imagem teria que me representar, mas, mais ainda, transmitir o foco do meu trabalho. Então dividi o processo em três fases: estudo do perfil do site, meu estilo (figurino) e beleza.

stylist

Perfil do site:

Branding

Para chegar a imagem que queria precisei fazer um estudo de branding, definindo a imagem do site e tudo que estivesse ligado a ele, fosse virtual, press kits, materiais de dvulgação e a minha imagem; apliquei algumas ferramentas de marketing, principalmente a técnica s.w.o.tferramenta que analisa os pontos fortes, fracos, oportunidades e ameaças do negócios, produto ou qualquer que seja o foco do projeto em planejamento e estudo do mercado; e, por fim, fiz uma análise dos processos que vinha utilizando, através do Diagrama de Ishikawa ou de Causa e Efeito, que além de entender os motivos e as falhas existentes no que fazia anteriormente, é uma ferramenta gráfica que ajuda na melhoria da qualidade.

Após ter todos esses estudos em mãos, fiz um planejamento estratégico, no qual defini o que seria o novo site; o que seu visual deveria transmitir; a linguagem mais adequada; as ações que precisariam ser executadas e prazos; as metas a curto, médio e longo prazo; os recursos disponíveis; as estratégias de divulgação e todos os budgets.

E, assim, passo por passo, o site ressurgiu além da página online, mas como um negócio a ser gerido, que precisaria não só das minhas habilidades e formação de jornalista, mas da Denise marketeira, a master Gestão de Negócios, a designer, a produtora e todas as facetas que estavam ao meu alcance, além das pessoas que iriam me ajudar nas habilidades que fugiam das minhas competências. Entendi que precisaria delegar e ser uma líder mais do que nunca.

Meu estilo

Transformação Cinderela

Para meu estilo não fiz muito diferente. Fiz uma análise do que era a Denise atual, o armário, inspirações, peças que tinha e tudo que abrangia esse estudo que a faceta personal stylist fazia para os outros, ou seja, quem era aquela pessoa que estava refletindo no espelho. Lembra a história do “não mais casa de ferreiro, espeto de pau”? Então!

Como vocês sabem, essa reflexão já tinha começado muito antes da decisão de reestruturação do site, como contei no post sobre moda mais consciente.

Beleza

tumblr_lx841wYUb31r7qzuco1_500

Para aparecer nas fotos, vídeos, eventos, reuniões e tudo mais que eu me envolvesse, não podia estar só de base, blush e rímel, isso deixei para as minhas aulas e atividades corriqueiras. Precisei redefinir as minhas marcas registradas, como unhas, corte de cabelo (uma outra conversa que teremos em breve), maquiagem, penteados e tudo que combinasse com o meu estilo de vida, roupas e com o site. Para essa fase, muitas pesquisas de imagens (o Pinterest que o diga) e conversas com profissionais da área da beleza ajudaram muito.

E, eis que cheguei ao resultado das fotos que agora fazem parte do layout e de divulgação. Além de representar muito do que virá pela frente nos posts de look do dia, produtos e tudo que envolva minha imagem e do “Dê Barcelos”.

Abaixo mostro algumas das fotografias, resultado de um dos ensaios. Ah, ter como fotógrafa uma amiga de longa data ajudou bastante no processo.

Foto: Polly Tavares

Foto: Polly Tavares

Camisa: Forever 21 | Calça: Zara | Sapato: comprado em um loja dentro da Chocolância, que não lembro o nome (SP) | Brinco: 25 de Março |Pulseira: Vivara | Tornozoleira: Prata’s Art (RN) | Batom: Russian Red da M.A.C

Isso tudo foi para mostrar que até um simples site ou definição de estilo merecem um cuidado e um planejamento que pode ser aplicado aos outros setores das nossas vidas.

Quem se interessar em ter mais uma fonte interessante de como redefinir seu estilo de forma mais organizada e tendo uma orçamento mais realista, a Carol Burgo, do Small Fashion Diary, também utilizou técnicas do marketing para reestruturar seu guarda roupa, que podem ajudar muito quem está nessa fase transitória. Vale a leitura!

Gostaram desse tipo de conteúdo? Podemos repetir a dose, com mais estudos de caso, colocando na prática do dia a dia as teorias? Contem aí embaixo o que acharam!

Imagens: Google

Beijinhos,

Assinatura Dê Barcelos

4 comentários sobre “Como definir uma imagem e um estilo?

  1. Muito bom Denise. Parabéns, siga em frente, você é muito talentosa. Seu site vai ser um sucesso. Você merece, pois está fazendo aquilo que você gosta tem vocação e além de tudo com muita dedicação e amor. Bjos!

Deixe um comentário

