Think pink: como usar cor de rosa?

Outubro é um mês muito importante pelo seu papel conscientizador sobre um tema muito ligado à saúde feminina, que é o câncer de mama e sua prevenção. Infelizmente, mais de 57.000 novos casos foram diagnosticados só agora em 2015, segundo o Instituto Nacional de Câncer – INCA, e, em 2013, o número de mortos foi 14.388, sendo 181 homens e 14.207 mulheres. São dados altos e que merecem nossa atenção e cuidado. Pensando nisso, teremos uma semana temática, com dicas de moda envolvendo a cor rosa, símbolo da campanha, e de cuidados que devemos ter na prevenção do câncer mais comum entre as brasileiras. Portanto, sempre que vocês vestirem rosa ou verem alguém o fazendo, lembrarão de terem esse amor e cuidado consigo, hein, mulherada.

thinkpink como usar

Para começar a nossa semana #ThinkPink (Pense Rosa), vamos falar como usar o cor de rosa sem ser clichê, independente do seu estilo. Afinal, é uma cor muito feminina, mas que pode ser incorporado ao armário sem grandes sofrimentos, sendo uma verdadeira cor coringa. Sei que é um tom que traz consigo alguns preé-conceitos, por ser muito mulherzinha, remeter diretamente às queridas Barbie e Penélope Charmosa… Contudo, vamos aos truques para torná-la moderna, elegante e prática:

  • Tons claros

Podem facilmente substituir tons neutros como o bege e o branco, compondo muito bem com diversas cores ou em produções monocromáticas. Talvez sejam os mais fáceis de começar a usar, pois podem facilmente serem confundidos com outras nuances. Combinam bem com os neutros, tons pastéis e vibrantes e ficam bem em todos os tons de peles.

Clique nas imagens para vê-las em tamanho maior e com detalhes!
  • Tons vibrantes

Muitas vezes polêmicos, os rosas mais vivos e pinks funcionam muito bem como ponto chave da produção, podendo também substituir o vermelho. Para as mais ousadas ou que já estejam habituadas com o tom, vale produções monocromáticas, color blocks, para festas, com outras cores fortes, neutros, pastéis estampas. Já para as mais discretas ou menos acostumadas, uma boa opção é optar por casacos e blazers por cima de produções neutras. Ficam bem em todos tons de peles.

Clique nas imagens para vê-las em tamanho maior e com detalhes!
Saiba uma pouco mais sobre o Câncer de Mama
(Informações do INCA – leia a matéria completa)

Fatores de risco

Outubro_Rosa_-_Cienpies_Design_2O câncer de mama não tem uma causa única. Diversos fatores estão relacionados ao aumento do risco de desenvolver a doença, tais como: idade, fatores endócrinos/história reprodutiva, fatores comportamentais/ambientais e fatores genéticos/hereditários.

A idade, assim como em vários outros tipos de câncer, é um dos principais fatores que aumentam o risco de se desenvolver câncer de mama. O acúmulo de exposições ao longo da vida e as próprias alterações biológicas com o envelhecimento aumentam o risco. Mulheres mais velhas, sobretudo a partir dos 50 anos, são mais propensas a desenvolver a doença.

Principais fatores:

  • Endócrinos ou relativos à história reprodutiva – Referem-se ao estímulo do hormônio estrogênio produzido pelo próprio organismo ou consumido por meio do uso continuado de substâncias com esse hormônio.
  • Relacionados a comportamentos ou ao ambiente – Incluem ingestão de bebida alcoólica, sobrepeso e obesidade após a menopausa e exposição à radiação ionizante (tipo de radiação presente na radioterapia e em exames de imagem como raios X, mamografia e tomografia computadorizada).
  • Ggenéticos/hereditários – Estão relacionados à presença de mutações em determinados genes transmitidos na família, especialmente BRCA1 e BRCA2.

Imagens: Pinterest

Beijinhos,

Assinatura Dê Barcelos

Anúncios

3 comentários sobre “Think pink: como usar cor de rosa?

  1. Pingback: Think Pink: acessorize-se! | Dê Barcelos

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s