Desafios: mudanças e bons hábitos

Já vou logo avisando que não é porque é segunda-feira que estou começando desafios pessoais, até porque eles já estão presentes por aqui há um tempinho. Entretanto, achei válido e saudável compartilhar com vocês quais são, os motivos pelos quais os adotei e talvez sejam úteis para quem não sabe por onde começar. Os meus são o seguinte: cuidar do corpo e de mente diariamente, consumo consciente e reclamar menos. Interessou? Então vamos desvendá-los!

mudanças-de-vida-700x329

Por quê?

tumblr_njzudsUhUP1r66hi5o1_500

Mudanças nem sempre são fáceis, principalmente quando falamos de hábitos arraigados à nossa vida desde sempre ou há muito tempo. Contudo, resolvi fazer uma lista de coisas que queria mudar e conquistar em um determinado prazo. Poderia ter esperado o ano novo para começar, como resoluções do dia 1º? Sim… Mas percebi que daqui um pouco mais de um mês faço aniversário e estarei a 366 dias do meus 30 anos! O que me levou a refletir muito sobre o que já fiz, desde os grandes feitos até às irresponsabilidades, que podemos nos dar ao luxo nos 20 poucos anos, o que já mudei e o que mais preciso mudar para chegar aonde quero! Acredito que o poder da nossa mente é muito forte e move montanhas, já tive exemplos práticos que não me deixam não acreditar, e preciso mover algumas que sinto que andam me afastando dos meus objetivos pessoais e profissionais. Contudo, o foco aqui serão os pessoais!

Não reclamar

tumblr_nqj64xJNZi1rdtp64o1_500

Acho que é natural do ser humano reclamar de tudo e de todos, uns mais, outros menos. Todavia, essa prática é muito nociva, como uma intoxicação lenta do nosso organismo e espírito, que não só não resolve nada, mas atrai mais coisas negativas. Afinal, você não pode reclamar do que o mundo está lhe mandando se você está ecoando só negativismo.

Quantas vezes não foi mais fácil jogar a culpa nos outros, ver o lado negativo ou dizer que você não merecia algo que estava passando, quando, na verdade, você não fez nada para mudar a situação? O mundo já anda tão pesado… Por que ser mais um que vai sobrecarregar de energia negativa a sua vida? Pare e pense a quantidade de vezes que você deveria agradecer por algo, mas reclamou! Antes de ver o lado negativo se faça um favor: pare e pense o que de bom tinha naquela situação ou pessoa. Não, não é para ser um idiota, que só vê flores e é iludido. Contudo, assim como para tudo há um lado ruim, há um bom, depende do ponto de vista. Meio que aquela velha história: o copo está meio cheio ou meio vázio? Eu tenho preferido ver o lado meio cheio e isso tem sido enriquecedor e libertador. E uma dica: afaste-se de quem só reclama e traz sentimentos ruins, elas têm o incrível poder de deixar tudo cinza.

Portanto, o meu desafio é ver o lado enriquecedor de cada situação, por pior que ela seja, e ser grata, mas muito grata por tudo! O simples fato de acordar todo dia e ter a chance de recomeçar e fazer diferente, poder correr atrás dos meus objetivos com saúde e rodeada de muito amor, já faz com que eu não tenha motivos para não reclamar! Desafio você também, mesmo que com um prazo inicial, como um mês, para que você possa se policiar e, assim, tornar um hábito positivo não reclamar e sim agradecer!

Consumo consciente

tumblr_nnlrmqsbIl1s56m68o1_1280

Já tinha falado um pouco sobre consumo consciente aqui no blog e tenho tornado essa prática cada vez mais presente na minha vida e na minha casa. Após passar 8 meses sem comprar uma peça de roupa ou afins, notei que não precisava mais comprar tudo que me desse na telha e que achasse que precisava! Mas, sim, comprar coisas que realmente eram necessárias, com qualidade e que fossem úteis. Não estou dizendo que ninguém mais compre, mas que pensem! Somos naturalmente impulsivos, principalmente mulheres num shopping! Todavia, muitas vezes, por impulso, criamos uma necessidade de algo que ou não usaremos ou já temos! Cada vez mais, penso no que vou comprar e o porquê!

Mas não restringimos só à roupas e afins, também temos tido mais cuidado com o que compramos para nossa casa, desde comida a móveis, bem como o reaproveitamento. Aprendemos as quantidades, por exemplo, que precisamos de comida para uma refeição e como reaproveitar as sobras, para colocarmos o mínimo possível de alimentos fora. Muitas vezes o que parece ser lixo não é, sejam vidros, plásticos, madeiras. A reciclagem pode gerar itens lindos de decoração ou serem separados para que tenham esse fim. O carro não precisa sair toda hora da garagem se a padaria é perto o suficiente para uma caminhada aprazível ou o local de destino é difícil de estacionar e o metrô é uma opção. E assim por diante… Pode parecer frescura, mas se cada um tomar mais conta do lixo e poluição que produz, da quantidade de comida desperdiçada e muitos outros exemplos que fortaleçam práticas sustentáveis, poderemos garantir um amanhã menos tenebroso e mais tranquilo.

Yoga e meditação

tumblr_nkehpze6XW1rjb6cdo1_500

Acho importante demais as pessoas acharem atividades que cuidem não só do exterior, mas do interior também. Uma vida mais saudável e sem extremismos é fundamental. Buscar atividades físicas que lhe agradem e façam bem, seja corrida, cross fit, tênis, futebol, surf, musculação ou a que mais gostar, aliar uma boa alimentação e cuidar da alma são passos essenciais para uma vida mais equilibrada.

Confesso, nos últimos anos vinha deixando de lado alguns cuidados. Criei hábitos e desculpas que não eram os mais saudáveis, mas que, de certa forma, fizeram parte de escolhas e fases que vivi. Não me condeno e nem tenho peso na consciência pelas cervejas a mais, noites acordada vivendo bons momentos com amigos, viagens de gordices e afins. Sendo que são fases e fui sentindo na pele, literalmente, que alguns velhos hábitos precisavam ficar para trás. E, aos poucos, venho incorporando mudanças. Podem parecer besteiras para alguns, mas que foram grande passos para mim. Hoje, não abro mão de uma boa higiene do sono, evito refrigerantes na semana, como mais salada, cuido da pele e não fico sem protetor e assim por diante.

Seguindo esse caminho atrás de uma vida mais saudável, desafiei-me a voltar a praticar alguma atividade física, mesmo com as limitações causadas pelo meu joelho, e cuidar do meu interior com meditação e outras atividades que me fazem bem, dentro das minhas crenças.

O primeiro passo foi voltar a cuidar do interior e da alma, consegui e venho conseguindo. Tem sido inspirador e libertador! Maaaas o desafio maior é trazer de volta à minha rotina a atividade física depois de tanto tempo inerte. Optei pela Yoga e a meditação, que amo. Ainda está sendo difícil… Não vou mentir. Mas é a meta principal até o final do ano: tornar as duas atividades parte do meu dia, assim como escovar os dentes e tomar banho. As duas me acalmam, ajudam no condicionamento físico e gosto muito das sensações e resultados que me proporcionam, mas não está sendo fácil largar velhos hábitos. Conseguirei, eu sei!

Por fim…

tumblr_mdij3ibYqA1riekjho1_1280

Não é fácil, mas ter a consciência que é preciso mudar e agir, mesmo que a pequenos e constantes passos é um senhor pontapé inicial. A ideia é compartilhar por aqui e nas minhas redes sociais (Instagram: @debarcelos_, Twitter: @denisebarcelos_), Snapchat: debarcelos) o processo, a evolução das minhas mudanças e, quem sabe, inspirar quem precise, além de trocar experiências. Adianto, não sou melhor que ninguém e tenho muitas falhas, mas se eu consigo mudar, por que você também não? Você, sim você que está lendo, precisa mudar algo? Que tal não deixar para amanhã? De pequenas em pequenas mudanças vamos nos tornando seres melhores, evoluídos e conquistando objetivos! Reconhecer nossos defeitos e trabalhá-los traz retornos incríveis. Façamos o hoje melhor para colhermos bons frutos lá na frente, sendo sempre gratos por termos essas oportunidades. Vem comigo, vem!

Ah, não esqueça de sempre consultar bons profissionais em todas as áreas que for mudando, principalmente no que diz respeito à saúde e atividades físicas. Check ups são importantes como forma de prevenção, consulte sempre seus médicos e profissionais capacitados e de confiança. Não existem milagres, mas trabalho!

tumblr_m72w2uhxPA1r0kuj4o1_500

Imagens: Tumblr

Beijinhos,

Assinatura Dê Barcelos

3 comentários sobre “Desafios: mudanças e bons hábitos

  1. Adorei os desafios, Denise. Também ando mudando algumas coisas por aqui e espero ver bons resultados daqui pra frente. Que tenhamos sempre a mente aberta pra procurar as melhores opções pra uma vida mais serena. Beijão! 🙂

  2. Pingback: Sobre mudanças | Dê Barcelos

Deixe um comentário

