Nada como uma boa noite de sono

Feriadão em muitas cidades e muita gente já pensa logo em repor todas as horas de sono que “perdeu” na semana. Sim, dormir até tarde, quem nunca? Contudo, sabia que isso não é saudável para seu organismo? Que há uma higiene do sono, que faz com que você tenha uma rotina eficaz de horas dormidas e adequadas para o bom funcionamento do seu corpo? Essas e outras dicas são o foco de hoje em busca de uma vida equilibrada!

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Quantas pessoas a gente não conhece que reclamam que dormem mal, que as horas dormidas nunca são suficientes, que o final de semana é para repor o sono do restante dos dias e assim por diante, que estão sempre como sono e mal humoradas? Contudo, todas essas práticas são nocivas e causam desequilíbrios ao nosso organismo e, por consequência, distúrbios diversos.

Higiene do Sono

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Tive a oportunidade de trabalhar no Instituto do Sono aqui de São Paulo, que é referencial mundial em pesquisa da área, e, com certeza, descobri várias coisas que fazia errado e me prejudicavam. Por exemplo, não ter uma rotina noturna e de horários para dormir e acordar que acontecesse inclusive aos finais de semana, alimentos e bebidas que consumia à noite e não devia, aquela velha tacinha de vinho ou copinho de cerveja para ajudar a dormir melhor… Coisas que todos cometemos e nem percebemos que, a longo prazo, são prejudiciais e atrapalham no objetivo de uma vida mais equilibrada e saudável.

Portanto, abaixo listo as etapas importantes para uma boa higiene e preservar o sono.

  • Ter horários regulares para dormir e despertar.
  • Ir para a cama somente na hora dormir.
  • Ter um ambiente de dormir adequado: limpo, escuro, sem ruídos e confortável.
  • Não fazer uso de álcool ou café, determinados chás e refrigerantes próximo ao horário de dormir.
  • Não fazer uso de medicamentos para dormir sem orientação médica.
  • Se tiver dormido pouco nas noites anteriores, evite dormir de dia
  • Jantar moderadamente em horário regular e adequado.
  • Não levar problemas para a cama.
  • Realizar atividades repousantes e relaxantes preparatórias para o sono.
  • Ser ativo física e mentalmente.

Fonte: Instituto do Sono

Como a lista acima diz: uma rotina é fundamental! Alguns fatos curiosos:

  • A cerverjinha ou vinhozinho antes de dormir até ajudam você ficar sonolento, mas no decorrer da noite geram um sono agitado devido ao processamento do álcool no organismo. Resultado: uma noite mal dormida e uma manhã com sensação de cansaço.
  • Ter uma rotina de exercícios é importante para um equilíbrio metabólico e hormonal.
  • Atividades repousantes e relaxantes (ler, escutar música, meditar,…) variam de pessoa para pessoa, mas o celular e o video game não entram na lista! Desligue os aparelhos eletrônicos pelo menos meia hora antes de dormir para ir diminuindo os estímulos e frequências da atividade cerebral.
  • Não faça da cama seu local de estudos, refeição e afins, pois seu cérebro não a relacionará como um local de descanso e sim de atividades corriqueiras.
  • Perdeu o sono? Levante e não fica rolando na cama!
  • Noites mal dormidas geram não só olheiras, mas também peles cansadas e sem viço.
  • Chazinhos sempre são uma boa pedida antes de dormir! Ah, não vá dormir com fome, pois isso reduzirá a qualidade do sono também!
  • Não consegue evitar a boa e velha “siesta”? Pois não deixe que dure mais de 30 minutos, para não bagunçar o seu ciclo de sono!
  • Chegou final de semana: não durma mais que o usual e evite inverter sempre os horários, ou seja, balada a noite toda e dormir o dia todo, pois isso causa uma tremenda confusão no seu organismo!

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Algumas pessoas têm distúrbios de sono e precisam procurar acompanhamento médico para uma vida mais saudável, pois alguns afetam inclusive o convívio social e execução de atividades comuns.

Pois agora já sabem, para não precisar descontar tudo no final de semana ou evitar estar sempre com a sensação de cansaço e noites mal dormidas é preciso ter uma cuidado especial, que facilmente vira parte de sua rotina e traz ganhos fundamentais.

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Imagens: Google

Beijinhos,

Assinatura Dê Barcelos

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