Como ter um final de ano gordinho, mas econômico?

Final de ano já chegou e o desespero começa a bater com todas as roupas que a pessoa que comprar para as festas, confraternizações, veraneio… Todos os presentes que estão na lista… Contudo, 2015 não está sendo muito fácil pra ninguém com essa crise que estamos atravessando! Pensando nisso, o post de hoje é com dicas boas para economizar agora e entrar 2016 sem dívidas loucas por causa de roupas e afins!

cofre-porquinho-economia-financas-poupanca-dinheiro-1294678283226_956x500

Antes de tudo…

Você tem o hábito de organizar seu armário, fazer limpas de coisas que não usa muito? Essa é uma ótima época do ano para fazer isso! Pois você verá todas as peças que tem, as que podem fazer a alegria de outras pessoas e as que podem ser vendidas e geraram uma graninha extra ou trocadas com as amigas. Além disso, dentre as peças que você não usa muito, pode ter algo que seja realmente bacana para as inúmeras confraternizações e, até mesmo, para o Natal e que você nem lembrava!

tumblr_m72tc8vT1l1rv0unao1_1280

Ok, vou ter que comprar roupas…

Revirou tudo e não achou looks suficientes para todas as festividades e não abre mão de uma roupitxa nova na virada? Vai às compras? Pois bem, seja uma pessoa objetiva! Faça uma lista das festividades que virão pela frente e siga algumas dicas:

  • Opte por peças neutras e aposte em acessórios, principalmente para quando for para eventos com pessoas diferentes!
  • Compre roupas que coordenem entre si e com as que você já tem, assim serão menos itens na lista.
  • Faça uma lista antes de sair às compras de tudo que vai precisar e foque nela.
  • Dê preferência pelas lojas que estão com desconto e as araras de promoção. Pesquise, pechinche, procure!
  • Escolha por coisas que sejam usadas bastante depois de dezembro, inclusive no veraneio.
  • Para o Réveillon compre algo que seja útil no seu armário. Hoje em dia as peças brancas estão lindas e versáteis, fuja de produções datadas e que você não veja outras possibilidades de uso.
  • Prefira qualidade que quantidade, principalmente nas peças de veraneio.
  • Repita roupas, isso não é crime! Pelo contrário, mostra que você é uma pessoa consciente e que sabe aproveitar bem suas peças, afinal, elas não são descartáveis.
  • Compre somente os itens indispensáveis e deixe para gastar seu suado dinheirinho nas liquidações de janeiro. Por mais que a pessoa se empolgue na hora das compras, lembre-se: em menos de um mês você verá aqueles itens remarcados e seu dinheiro renderá mais ou sobrará para uma pequena viagem ou para a poupança!

Presentes…

tumblr_l61ujcI05i1qcxje2o1_500_large

Naturalmente queremos presentear todos que nos foram importantes no decorrer do ano, são amigos secretos, familiares… A lista de presentes é grande! Contudo, há jeitos de se presentear sem gastar tanto:

  • Lembre-se: você não é o Papai Noel! Por mais que ame presentear, o momento atual pede cautela!
  • Faça uma lista de quem você quer presentear e analise quais são realmente indispensáveis, quais os amigos secretos e quais você pode substituir o presente por algo mais em conta que nos anos anteriores ou até mesmo não presentear.
  • Destine um orçamento realista para os gastos com presentes e seja fiel a ele, tendo uma lista dos presenteados fica mais fácil distribuir o quanto se pode gastar com cada um.
  • Substitua presentes caros com lembranças com significados e que saem mais em conta. Se for uma pessoa criativa, elabore e faça essas lembranças em casa ou encomende algo personalizado, sendo especial por ter sua marca pessoal.
  • Negocie com seus parentes próximos a possibilidade de comprarem pós as festas, pois os preços ficam mais amigos. Quem sabe o amigo secreto da família não fica, inclusive, para um churrasco em janeiro?
  • Converse com seus grupos de amigos sobre a possibilidade de valores mais módicos para os amigos secretos ou, até mesmo, os temáticos, como na Páscoa.
  • Outra opção para as confraternizações é fazer um “amigo da onça” e cada um doar a quantia do presente, cesta básica ou alguma outra coisa e fazerem uma doação para alguma instituição de caridade, ajudando que quem precisa tenha um final de ano tão abençoado quanto o seu.
  • Evite ir no shopping na semana do Natal, pois com os locais lotados de gente a probabilidade de não se fazer boas compras ou se atrapalhar com o orçamente é maior.

tumblr_ldl78hJ9Sw1qbf9iz_large

Fuja o quanto puder de crediários e parcelamentos enormes, principalmente por causa das atuais taxas de juros. Melhor um Natal e Réveillon mais magrinhos, mas um 2016 mais leve de gastos. E, se possível, , pense que janeiro virão vários gastos que não tem escapatória!

tumblr_lwhptnRhRu1r2fhfxo1_500

Ah, se tiver mais dicas, divide nos comentários! 😉

Imagens: Google/Tumblr

Beijinhos,

Assinatura Dê Barcelos

Anúncios

2 comentários sobre “Como ter um final de ano gordinho, mas econômico?

  1. Pingback: Decoração de final de ano | Dê Barcelos

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s