Ao CCBB, meu muito obrigada

Uma das vantagens de morar em São Paulo é ter acesso a muita arte nacional e internacional, dos mais diversos estilos (do tradicional à arte de rua contemporânea) de graça ou gastando muito pouco. E, dentre tantos lugares maravilhosos para se frequentar, o Centro Cultura Banco do Brasil, vulgo CCBB, tem sido um dos meus favoritos, seja pelas exposições e programações ou pelo café ou pelo lugar em si. Mas, principalmente, por poder ter realizado um dos meus sonhos “artísticos”! Segue lendo, que te conto tudinho!

ccbb-sp-foto-mislene-martins

Imagem: site da Veja

As últimas duas grandes exposições que ocuparam todos os andares do CCBB aqui de São Paulo, Mondrian e o Movimento  de Stijl e “O triunfo da cor: o pós-impressionismo”, não foram só de encher os olhos, mas, sim, a alma e o coração com tamanhas belezas e estruturas. Explico melhor: as pessoas tiveram, de graça e de forma muito organizada, acesso a grandes artistas das artes visuais mundiais, que estão expostos nos principais museus do mundo.

Como não se impressionar com obras de MondrianVan Gogh, Gauguin, Toulouse-Lautrec, Cézanne e tantos outros que eram acessíveis e conhecidos para muita gente somente através do livros de história e literatura ou internet?! São exposições como as que o CCBB tem trazido que fazem criar uma plateia para as artes no país, que fazem as pessoas se interessarem por cultura, verem que mesmo os grandes nomes são sim acessíveis a todos e que sabemos produzir não só grandes exposições como muita arte de qualidade. E, ao ter momentos interativos nas apresentações das obras, mostrar que é possível entender o que um quadro transmite e abrir espaços antes tão exclusivos e reservados a toda população que queira estar lá.

Sonhos

Particularmente, tive a sorte de ter tido muito incentivo a gostar de artes, literatura e muita cultura no geral, como ter trabalhado diretamente com esse universo. A prova maior é que sempre que tenho a chance estou enfiada em um museu, livraria, biblioteca ou afins, a Pinacoteca de SP é um dos meus lugares favoritos da vida… E um dos meus maiores sonhos se tratando de obras de arte era poder um dia ver pessoalmente a “Composição com vermelho, amarelo e azul” do Mondrian, um dos artistas que mais tem influencia no meu gosto pessoal, tanto que a minha casa tem diversas referências do seu trabalho. E, graças ao CCBB, pude ver a poucos centímetros do meus olhos aquela tela pequena no tamanho e enorme no seu significado. Eu fiquei visivelmente emocionada, o marido disse que eu parecia uma criança numa loja de brinquedos. Queria dar gritinhos de euforia e sair pulando! Mas, sim, contive meus ímpetos e admirei lentamente cada detalhe da obra de arte na minha frente!

Ao CCBB, mais uma vez, muito obrigadaaaa!

Vamos consumir mais cultura, gente!

Talvez muita gente ainda tenha receio de visitar museus, de não entender bulhufas do que está pintado ali, como se portar. Principalmente pelo estigma que se criou que são locais elitizados… Contudo, meus caros, vos digo: não tem o que temer. Vá, visite e se encante. Aos poucos você começa entender esse universo, começa descobrir o que esteticamente lhe agrada ou não. Sem contar que, geralmente, os museus têm guias em papel ou pessoas para lhe ajudar com as exposições. Fora que sempre terá um café delícia no local ou próximo, fechando com chave de ouro o passeio. Ah, não vale só ir a esses locais para fazer foto e dizer que consome cultura, hein!

Se você não mora em São Paulo… Não se preocupe, pois há diversos museus e galerias espalhados no país, só pesquisar na sua cidade e usufruir das maravilhas que a arte pode fazer por você! Sem esquecer de valorizar nossos artistas locais e nacionais, tem arte e talento por esse país, que não tá no gibi!

Serviço: Centro Cultural Banco do Brasil São Paulo

Rua Álvares Penteado, 112 – Centro
CEP: 01012-000 | São Paulo (SP)
(11) 3113-3651 | ccbbsp@bb.com.br 
Funcionamento: de quarta a segunda, das 9h às 21h.

Beijinhos,

Assinatura Dê Barcelos

 

 

Deixe um comentário

