Com quantos “tem que…” se faz uma vida infeliz?

Tem que passar no vestibular e fazer a melhor faculdade. Tem que arrumar um namorado lindo, romântico e bem sucedido. Tem que casar. Tem que passar num concurso e ter estabilidade profissional ou ser bem sucedido antes dos 30. Tem que ter o carro do ano. Tem que fazer uma viagem por ano para fora.Tem que estar sempre linda, magra, bem maquiada e bem vestida. Tem que ler os livros e ver todos os filmes cults da vida. Tem que falar 10 idiomas. Tem que comprar a casa dos sonhos antes dos 30. Tem que ter filho, ou melhor, mais de um. Tem cuidar da casa, trabalhar, estudar e rir o tempo todo.Tem que ser politizada. Tem que fazer pilates, yoga, crossfit e meditação. Tem que… Já se perguntou com quantos “tem que” não se faz uma vida repleta e feliz?

viva-a-vida-e-seja-feliz

Sim, não sejamos hipócritas, quem não quer uma vida plena e confortável? Mas você já parou para se perguntar se dar check em toda a lista das coisas que a sociedade impõem como as que se tem que cumprir para ser bem sucedido fazem sentido para sua vida e sua felicidade?

Tem que trabalhar? Sim e muito! Não dá para largar tudo e viver de sombra e água fresca? Difícil. Contudo, cada pessoa tem suas vontades, ânsias e desejos pessoais, que podem muitas vezes não se encaixar no modelo determinado por grande parte da sociedade! E, o que é ainda mais bizarro em pleno século XXI: as mulheres são ainda mais cobradas e vivem muitas vezes reféns desses padrões, deixando de realizar coisas maravilhosas.

tumblr_static_tumblr_static_3jhdzdm95zy8wssss0cc4oc40_640

Por gentileza, responde aí: qual o problema se ela não quiser casar e ter filho, mas ter a carreira dos sonhos? Ou, pelo contrário, quiser casar, ter 4 filhos e ser a melhor mãe do mundo, cuidar da casa e ser muito feliz assim? E se ela quiser ter inúmeros romances por aí, viajar o mundo e quando chegar na idade que der vontade de ser mãe resolver adotar uma criança? Mas ela não pode querer se casar com um homem? Ou se preferir ficar na casa dos pais até juntar uma grana massa para realizar um grande sonho? Ah, e se por acaso ela, depois de 10 anos em uma profissão estável, descobrir que ela é muito mais feliz com outra profissão e mudar tudo e recomeçar quase que da estaca zero?

Muitas pessoas ainda tendem a criar juízo de valor e criticar, mesmo que inconscientemente, um pouco de cada coisa que uma das mulheres acima tenham escolhido. Infelizmente, muitos ainda vivem num mundo que o ter é muito mais importante do que o ser. E, meus caros, nada paga ser uma pessoa do bem, que tem empatia pelos outros e faz o bem! Afinal, ninguém sabe as decisões que essa pessoa precisou tomar, as dores e situações que ela viveu, o que precisou batalhar para chegar ali.

tumblr_o5jey7Kuul1s612pqo1_500

Pense sempre que o que lhe faz feliz não é necessariamente o que fará a outra pessoa feliz. Cada um tem sua história e não cabe a nós julgar o caminhos dos outros. Respeite o estilo de vida do próximo, pois, não se esqueça, assim como você julga, um dia poderá ser julgado também. Por isso, PARE! Talvez aquilo que é muito importante para você não significa nada para outra pessoa. E, muitas vezes não seguir os padrões pode significar uma luta muito maior e mais obstáculos ainda.

Que os “tem que” não imponham caminhos que levem a uma pseudo-felicidade padrão, mas que as pessoas sejam de bem, amem suas vidas e se orgulhem do que se tornaram.

tumblr_mmjl63eUid1soi6pwo1_500

Imagens: Google e Tumblr

Beijinhos,

Assinatura Dê Barcelos

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s